Festa Africana: conheça os festivais mais famosos da África do Sul!

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Há vários motivos para você fazer um intercâmbio na África do Sul e estudar inglês no país. Um desses motivos é a grande multiculturalidade e pluralidade quando falamos a respeito de sua cultura. A África do Sul é um dos países onde você pode ter uma imersão cultural extremamente intensa e rica, principalmente por apresentar costumes e tradições bastante diferentes dos nossos costumes brasileiros.

Por isso, para que você aproveite ainda mais o seu intercâmbio e todas as possibilidades que ele pode oferecer, nós fizemos uma seleção das mais incríveis festas africanas tradicionais na nação arco-íris! Elas são uma das maneiras mais incríveis de mergulhar nas tradições sul-africanas! Confira algumas delas abaixo.

Festa Africana: Festival Internacional de Jazz de Cape Town

A cada ano, nos meses de março, a Cidade do Cabo se enche de música e talento com o Festival Internacional de Jazz. Ele é um dos festivais mais importantes do país desde que foi criado. A importância dessa festa africana para o universo do jazz é tão grande que ele é reconhecido como o quarto maior festival do seu tipo no mundo, atrás apenas de festivais do mesmo gênero nos Estados Unidos, Suíça e Holanda.

Nessa festa africana, todos os anos, dezenas de artistas locais e internacionais trazem um pouco do melhor jazz do mundo para as plateias que ficam encantadas e sem palavras com alguns dos melhores artistas do mundo.

Mas… Jazz…? Na África do Sul? Sim, isso mesmo! A África do Sul é o berço de grandes nomes do jazz apreciados tanto no cenário nacional como internacional. São nomes como Hugh Masekela, Abdullah Ibrahim e Caiphus Semenya.

Fazer um intercâmbio na África do Sul é a possibilidade de conhecer um pouco mais da cultura africana, que é cheia de sons e cores espetaculares!

Kaapse Klopse em Cape Town

Outra festa africana bastante típica é o festival de menestréis da cidade de Cape Town. Ele acontece todos os anos no início de janeiro, fazendo parte das comemorações africanas do ano novo.

Ele é altamente influenciado pela cultura africana e pelos malaios do cabo, que são uma das comunidades étnicas da África do Sul. Ele representa toda a diversidade cultural do país de Nelson Mandela e está entre as principais tradições da África do Sul.

O povo sul-africano sai para as ruas para celebrar o alvorecer de um novo ano, cantando coros malaios e fantasiados com roupas e adereços bastante coloridos.

O Kaapse Klopse em Cape Town representa a união do continente africano aos malaios do cabo, que são descendentes de javaneses que foram levados à África do Sul pela Companhia Holandesa das Índias Orientais durante o século XVII. 

Veja mais sobre a cidade de Cape Town: Roteiro de viagem: o que fazer em Cape Town

Festa Africana: Grahamstown National Arts Festival

No final de julho a maior celebração das artes e da cultura sul-africana acontece em uma cidade próxima à Porto Elizabeth - Makhanda. Essa grande festa africana dura onze dias e tem uma programação que tem o intuito de dar visibilidade à cultura da África do Sul e a cada povo de seu território.

A programação inclui teatros, danças típicas, música ao vivo, exposições de artes visuais, filmes, palestras e workshops, além de uma grande feira de alimentos e artesanatos tipicamente sul-africanos.

Sua importância é tão grande para a África do Sul que ele é uma das atividades econômicas mais importantes nos meses de junho e julho para a região. São inúmeras atividades espalhadas por mais de 60 locais e que buscam retratar parte da cultura negra, das pequenas tribos e de todo o povo sul-africano. 

Veja o depoimento de quem já fez um intercâmbio em Cape Town: Angélica Tavares, intercâmbio em Cape Town

Human Rights Day

O Dia dos Direitos Humanos é uma das maiores festas da África do Sul, além de ser um dos mais importantes feriados do país, é também uma das festas mais comemoradas na África do Sul.

Por muitos anos o país sofreu com o apartheid, um regime de segregação racial que dividiu a população negra da população branca, além de tirarem muitos dos direitos das pessoas negras no país. Por isso o Dia dos Direitos Humanos é um dos feriados mais importantes da África do Sul e tem o intuito de não deixar que as pessoas esqueçam as consequências e barbaridades que o regime do apartheid promoveu.

Por isso, o dia 21 de março é escolhido para ser a data de diversas celebrações e passeatas em grande parte da África do Sul. O Dia dos Direitos Humanos é, não só uma comemoração africana para o fim do regime do apartheid como também uma data para refletir e se conscientizar a respeito dos direitos humanos.

Durante o seu intercâmbio na África do Sul você poderá conferir um pouco desse festival incrível e, ainda por cima, aprender um pouco mais sobre a importância do respeito aos Direitos Humanos. 

Veja também: Quais são os 10 lugares mais baratos para fazer intercâmbio?

Festas Africanas: Klein Karoo Nasionale Kunstefees

Nome difícil, né? Mas é que esse festival é em homenagem à língua Afrikaans, uma das línguas oficiais da África do Sul. Ele acontece anualmente na cidade sul-africana de Oudtshoorn, a poucas horas de distância da Cidade do Cabo.

Ele é um verdadeiro tributo ao folclore da África do Sul e às artes do país. Desde 1994, quando o festival estreou, ele recebe mais de mil artistas todos os anos que participam em mais de 200 produções e exibições teatrais.

Essa festa africana tem uma importância tão grande que várias das peças apresentadas na África do Sul fazem sua estreia no Klein Karoo e, somente depois, vão percorrer outras cidades da África do Sul.

Conheça as festas da África do Sul de perto!

A pluralidade da África do Sul vai surpreender você durante o seu intercâmbio no país. Por isso, se você é daqueles viajantes que gostam de estar em contato com culturas diferentes e extremamente ricas, a África do Sul é o destino perfeito para o seu intercâmbio.

Veja também: Trabalho Voluntário no exterior: Quais os benefícios?

Não apenas durante festivais tradicionais como esses, mas também com toda a vivência em um lugar como a África do Sul poderá proporcionar a você uma experiência incrível, repleta de conhecimento, cultura e história.

E você deve fazer esse intercâmbio com uma agência de qualidade e certificada como a Optima Intercâmbio. Aqui na Optima você conta com uma equipe especializada e que vai te ajudar a construir cada etapa desse seu sonho de fazer um intercâmbio na África do Sul.

Tudo isso com toda a transparência, qualidade e segurança que a Optima Intercâmbio preza em oferecer a você! Com escolas selecionadas a dedo, você terá a garantia de uma experiência incrível na África do Sul! Clique aqui e fale já com nossos consultores para um orçamento! Vai ser muito bom poder ajudar você a planejar seu intercâmbio na África do Sul! 

Cape Town
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco