Já pensou em fazer faculdade no Canadá? Além de ser considerado o principal destino estudantil há anos, o sistema educacional do Canadá está entre os melhores do mundo. Características como essas só atraem ainda mais os estudantes de todo o mundo.
Se você é um desses estudantes que se encantou pela terra do maple syrup e sonha em fazer uma faculdade ou um college no Canadá, neste post nós te explicamos tudo o que você precisa saber a respeito!
SAIBA MAIS: Higher Education: saiba como fazer faculdade no exterior!
Uma coisa que os estudantes brasileiros costumam desconhecer a respeito de fazer faculdade no Canadá é sobre a diferença entre as universidades públicas brasileiras e as canadenses.
As faculdades no Canadá, mesmo que públicas, não são isentas de mensalidade assim como aqui no Brasil. Na verdade, por lá, o caráter público é relacionado ao fato daquela instituição receber um financiamento do governo canadense e não ao fato de não cobrarem mensalidade dos alunos.
Mesmo assim, se você busca estudar no Canadá, é importante saber que há uma certa diferença no valor das mensalidades entre as instituições públicas e privadas do Canadá.
Na verdade, se você busca fazer uma faculdade no Canadá, é importante saber que não existe um valor mensal que você pagará à instituição, mas sim uma semestralidade ou uma anuidade que você deverá investir para fazer sua graduação ou pós-graduação no Canadá.
VEJA TAMBÉM: Intercâmbio no Canadá: por que o país é o principal destino estudantil?
Se você busca fazer uma faculdade no Canadá, é importante saber o quanto o país investe no setor educacional.
Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontam que o Canadá é um dos países que mais investem financeiramente por aluno. Além disso, ele é o 8º com o maior investimento na educação em relação ao seu PIB.
Além disso, há uma grande participação da sociedade para a definição das políticas educacionais. Os canadenses acreditam que uma política educacional deve ser forte, duradoura e que seja uma estrutura para a sociedade.
Como resultado desse grande investimento, o país ostenta alguns dos melhores índices educacionais do mundo, tanto no ensino básico como no ensino superior.
Um dos rankings mais importantes do mundo na área da educação, o Times Higher Education World University Rankings, aponta pelo menos 5 universidades entre as 100 melhores instituições de ensino superior do mundo!
Com todas essas qualidades, é natural que muitos estudantes estrangeiros procurem o Canadá como um destino para fazer um curso de graduação ou pós-graduação. As opções para quem busca fazer uma universidade no Canadá são quase infinitas: há mais de 10 mil cursos de ensino superior diferentes!
Com tantas opções, o estudante pode ter até uma certa dificuldade para escolher qual é o curso ideal. Entretanto, se você busca um curso de ensino superior no Canadá, a Optima Intercâmbio te auxilia com toda a sua aplicação em uma universidade do Canadá.
No geral, há dois caminhos que um estudante internacional pode seguir: um são os cursos de College, o outro são os cursos universitários. A princípio, pode parecer que ambos tipos de curso não têm tanta diferença, mas a verdade é que esses dois tipos se diferenciam substancialmente.
Os Colleges no Canadá equivalem aos cursos técnicos e tecnólogos aqui do Brasil. O principal objetivo dos colleges no Canadá é formar profissionais qualificados e em um tempo menor do que um curso de graduação tradicional.
Apesar de cursos técnicos ou tecnólogos aqui no Brasil não serem tão valorizados por muitos estudantes ou empregadores, o College no Canadá é um tipo de curso de longa tradição. Eles foram criados pelo Governo Canadense nos anos 1960.
O principal objetivo de um College no Canadá é preparar o estudante para se inserir rapidamente no mercado de trabalho. Com isso, o estudante será tão qualificado para atuar na sua área de trabalho como aquele que fez um curso universitário, mas em um tempo menor.
Os Colleges no Canadá são divididos em diferentes "diplomas", que funcionam como subníveis dentro deste tipo de curso. No geral, eles são divididos da seguinte maneira:
Os cursos universitários no Canadá oferecem um maior foco para a pesquisa e desenvolvimento, ou seja, é mais voltado para quem busca a área acadêmica. Geralmente, os cursos da área de saúde, como medicina no Canadá, são oferecidos apenas por meio deste tipo de curso.
Mesmo que os cursos universitários também preparem o estudante para o mercado de trabalho, eles costumam ser mais longos, com mais semestres, do que um college.
Por isso, se você não pretende seguir a carreira acadêmica no Canadá ou não está focado em curso universitário, mas pretende ingressar no mercado de trabalho o quanto antes, a recomendação sempre será fazer um College no Canadá!
No geral, os cursos universitários no Canadá podem durar de 4 a 5 anos para você obter o seu primeiro diploma que, neste caso, é o Bachelor Degree.
Então, comparando-o com um College no Canadá, você realmente obterá seu diploma muito tempo depois, já que com um College o seu primeiro diploma - o certificate - será entre 2 e 3 semestres de curso.
Bom, agora que você já sabe as principais diferenças entre os tipos de curso disponíveis para fazer no Canadá, você deve estar se perguntando: quais são os requisitos para se fazer um desses cursos no Canadá?
A verdade é que cada curso e instituição podem ter exigências específicas. Por isso, durante a sua pesquisa, procure saber quais são os requisitos mínimos daquele curso e instituição.
Entretanto, indiferente da instituição ou curso superior que você escolher no Canadá, será necessário apresentar documentos como:
A comprovação do nível de idioma é feita a partir de testes de proficiência. Como são faladas duas línguas no Canadá, você deve sempre verificar em qual idioma o curso escolhido é ministrado.
Normalmente, os cursos da província de Quebec (em cidades como Montreal e Ville de Quebec) são ministrados em francês. No restante do país, a grande maioria dos cursos são ministrados em inglês.
Por isso, você deve escolher um teste de proficiência de acordo com a língua em que o curso será ministrado. A maioria das instituições aceitam testes como o IELTS e o TOEFL para atestar a proficiência em inglês ou o DELF para o francês.
Além disso, cada vez mais as instituições têm feito testes de proficiência próprios ou aceitado o teste de proficiência do Duolingo. Estes testes costumam ser bem mais baratos do que as provas oficiais.
Veja também: Quais são os níveis de inglês?
Se você não adquirir um nível de proficiência suficiente para o curso desejado, muitas instituições oferecem um curso preparatório chamado Pathway. Este é um curso de inglês que vai preparar o estudante para ingressar em uma faculdade no Canadá.
Por meio deste curso o estudante vai aprender ou melhorar o seu nível de inglês. Ele é a oportunidade de desenvolver o inglês acadêmico do candidato, além de treinar o estudante com técnicas de gerenciamento de tempo, habilidades de pesquisa, técnicas para exames, dentre outras.
Ao finalizar o programa de Pathway no Canadá, o estudante poderá ingressar diretamente no College no Canadá, desde que a escola do Pathway tenha parceria com a instituição do College.
Se você busca um programa de intercâmbio no Canadá, é importante saber que os únicos cursos que oferecem a oportunidade de trabalhar no Canadá são aqueles de nível superior.
Ou seja, ao fazer uma faculdade ou um College no Canadá, você terá a permissão de trabalhar legalmente por até 20 horas semanais durante o período de estudos. Nas férias, a carga horária de trabalho aumenta: o estudante poderá trabalhar por até 40 horas semanais.
Há alguns cursos que oferecem oportunidades co-op. Isso nada mais é do que um curso com estágio obrigatório na sua área. Essa é uma boa oportunidade para se desenvolver profissionalmente na sua área de especialidade.
Vale lembrar que mesmo que você escolha um curso que não ofereça co-op, você ainda terá a oportunidade de trabalhar durante o seu intercâmbio de ensino superior no Canadá.
A experiência de fazer uma faculdade no Canadá será uma das mais enriquecedoras da sua vida. Além de se desenvolver no idioma, você terá um crescimento profissional muito grande, construirá um networking diversificado, ampliando ainda mais as suas conexões internacionais.
Fazer uma faculdade no Canadá também é sinônimo de estudar em alguma das melhores instituições do mundo, convivendo com uma sociedade plural e multicultural, o que enriquecerá ainda mais a sua vida pessoal.
Para quem busca qualquer tipo de programa de intercâmbio a Optima é a melhor opção. São mais de 10 anos no mercado de intercâmbio e com milhares de estudantes que já contaram com a nossa ajuda.
Clique aqui e agende um horário com nossos consultores especialistas em programas de educação superior no Canadá! Será incrível ajudar você com este projeto!
O Toronto Eaton Centre é o maior shopping center com escritórios no centro da cidade de Toronto, na província de Ontário. Está localizado precisame...
No mês de Julho, fiz minha primeira viagem para o Canadá, e procurei uma agência de confiança para me ajudar com os processos de organização.Tive u...
Estudar no Canadá é fascinante porque é uma oportunidade para conhecer outras culturas, idéias e costumes que são típicos do país. A Optima Intercâ...
Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!
2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira
Políticas de usoe
Termos de PrivacidadePor idioma
Inglês Espanhol Alemão Francês Italiano PortuguêsPor países
Todos os destinos