O que é mix de nacionalidades e por que ele é importante?

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Nós sempre falamos aqui no nosso blog, em nossas redes sociais e até mesmo quando fazemos um planejamento com os futuros intercambistas a respeito da importância de se estudar em uma escola com um alto mix de nacionalidades. Mas você sabe o que isso significa? Neste post nós vamos falar um pouquinho sobre isso!

Por que a imersão cultural é importante no intercâmbio?

Nós já falamos neste post aqui sobre a importância da imersão cultural do intercâmbio. Mesmo assim, vou te falar rapidamente sobre ela aqui.

A imersão cultural é uma das maneiras mais rápidas de se aprender um idioma no exterior. É por meio dela, também, que você poderá aprender sobre uma nova cultura, sobre os costumes e tradições daquele lugar que você fará seu intercâmbio. Assim, ela é o ponto chave para que você realmente faça bom proveito do seu intercâmbio.

Veja mais: Como fazer intercâmbio em 7 passos

É por meio da imersão cultural que você vai mergulhar de cabeça nesta experiência e aproveitar todas as oportunidades que conviver com uma cultura diferente da sua pode trazer. É por meio da imersão cultural que você poderá experimentar a realidade de um povo e quebrar possíveis estereótipos, além de conhecer inúmeros aspectos mais profundos daquele lugar.

É por causa destes motivos que a imersão cultural terá um aprendizado ainda maior, afinal, você não apenas conviverá com uma nova cultura, como também ficará em contato com outro idioma na maior parte do tempo.

Leia também: Por que estudar no exterior?

O que é mix de nacionalidades e o que ele tem a ver com a imersão cultural?

O mix de nacionalidades é um dos critérios de seleção que nós aqui da Optima utilizamos para escolher nossas instituições parceiras. Nós acreditamos que o mix de nacionalidades é fundamental para que você tenha a melhor experiência durante o intercâmbio.

E esse critério nada mais é do que a variedade de nacionalidades presentes naquela instituição. Por exemplo, imagine que você vá fazer seu intercâmbio em Dublin: uma escola com um alto mix de nacionalidades tem uma boa divisão na quantidade de alunos brasileiros, chineses, espanhóis, portugueses, coreanos e franceses.

Leia também: Choque cultural no intercâmbio: e agora?

Além disso, essa divisão na quantidade de alunos também deve ser visível nas salas de aula. Uma escola com um mix de nacionalidades considerado adequado evita colocar muitos alunos de uma mesma nacionalidade na mesma classe.

Outro motivo pelo qual o mix de nacionalidades é importante pois ele garante que você não conviverá com muitos brasileiros ao mesmo tempo. Isso é importante porque você se forçará a falar o idioma local, logo, você vai aprendê-lo mais rápido, já que falará o português por menos tempo.

E a imersão cultural é algo interligado com o mix de nacionalidades por que o intercâmbio é o momento que vocês - estudantes de culturas completamente diferentes - aprenderão pessoalmente a respeito de uma cultura: a do seu destino de intercâmbio.

Encare o mix de nacionalidades como uma oportunidade!

O mix de nacionalidades é a melhor oportunidade para que você viva seu intercâmbio de maneira intensa. É por meio dele que você conhecerá pessoas do mundo inteiro e fará amizades até então inimagináveis!

É o mix de nacionalidades, também, que proporcionará o aprendizado de um novo idioma por meio da interação entre os colegas e os habitantes locais. O contato intenso com brasileiros poderá retardar o seu aprendizado, uma vez que você estará em constante contato com pessoas que falam o mesmo idioma nativo que o seu. Com isso, naturalmente, você falará português.

É a partir do mix de nacionalidades que você poderá incrementar sua carreira profissional. Estudar em um ambiente em que existem pessoas de inúmeros países pode ser o start que você precisa para iniciar sua rede internacional de contatos. Fazendo contato com pessoas de diferentes nacionalidades poderá abrir portas para futuras oportunidades de trabalho internacionais.

Saiba mais: Benefícios de um intercâmbio: como estudar fora pode mudar sua carreira profissional

O mix de nacionalidades também é importante para que você cresça pessoalmente. Ter contato com diferentes culturas - além daquela que você ficará imerso durante o seu intercâmbio - faz com que você tenha uma nova visão de mundo.

Por isso, não deixe de conversar com diferentes pessoas, de diferentes nacionalidades e aprenda mais sobre a cultura delas! Tenho certeza que você poderá adquirir muitas informações importantes e interessantes a respeito de lugares que, provavelmente, você nunca ouviu falar!

O mix de nacionalidades também vai fazer uma diferença muito grande para quem gosta ou precisa sair da zona de conforto. Afinal, puxar papo em português sempre será o mais fácil, né?! Mas conviver com pessoas de diferentes países fará com que você se arrisque mais em falar sobre diversos assuntos no idioma local.

Como escolher uma escola com um bom mix de nacionalidades para o meu intercâmbio?

Eu tenho certeza que essa é uma pergunta que paira sobre a sua cabeça, não é mesmo? Bom, aqui na Optima Intercâmbio nós te ajudamos com essa escolha. Com um time de consultores especializados em intercâmbio e com mais de 10 anos de experiência no ramo de intercâmbio, a Optima sabe como te ajudar nisso!

Nossa metodologia de trabalho é diferenciada de outras agências que você pode encontrar no mercado. A Optima acredita que a melhor maneira de você realmente aproveitar todo o investimento é por meio de um planejamento personalizado do seu intercâmbio.

Então, escolher uma instituição com um mix de nacionalidades que seja adequado às suas necessidades é uma tarefa que você não precisa se preocupar, afinal, a nossa consultoria especializada e personalizada vai fazer essa escolha para você.

Saiba mais: Escolas de intercâmbio: quais os critérios de seleção?

E olha, você pode ter certeza que esta será a escolha mais adequada para o seu perfil. Nós analisamos suas expectativas em relação ao seu intercâmbio, verificamos se todo o planejamento é viável para você e o melhor: você e nossos consultores farão todo esse planejamento juntos, para que nada seja diferente daquilo que você imaginou para o seu intercâmbio!

Aqui na Optima é assim: você nos conta o que sempre sonhou para o seu intercâmbio e nós te ajudamos a realizar cada etapa deste momento inesquecível! Então, clique aqui e peça agora para um consultor entrar em contato com você! Tenho certeza que será uma experiência incrível embarcarmos juntos nesta jornada!

escolas de intercâmbio
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco